Cuidados na Compra de Imóvel Por Leilão

Nos últimos anos a aquisição de imóveis por leilão tornou-se uma opção para quem busca adquirir uma propriedade com um preço vantajoso. Mas quais cuidados devem ser tomados por quem pensa em adquirir bens imóveis por leilão. Esse é justamente o tema do nosso artigo de hoje. Vamos tratar sobre 5 cuidados que devem ser tomados por quem quer adquirir imóvel em leilão. Então vem com a gente!

1.Busque o auxílio de um advogado

Na minha opinião o primeiro cuidado que deve ser tomado por quem quer adquirir um imóvel por leilão é buscar a ajuda de um advogado. O advogado especializado terá a condição de apurar o que ocasionou o leilão daquele bem imóvel. Vale dizer que o imóvel poderá ir a leilão por se tratar de imóvel financiado cujo contrato de financiamento foi descumprido pelo mutuário ou ainda devido a dívidas do proprietário do imóvel.

Faz se necessário apurar o que motivou o leilão do imóvel para verificar quais possíveis ações judiciais o proprietário do imóvel poderá se utilizar caso venha a requerer  a anulação da arrematação.

Além disso, o auxílio do advogado te possibilita que você entenda os termos do edital de leilão, bem como se previna ou já se informe dos caminhos jurídicos que terá que tomar após a aquisição do bem.

2.Prefira Imóvel Desocupado

Tenha em mente que a maioria dos imóveis que estão em leilão encontram-se ocupados. Portanto, tenha o cuidado de verificar se o imóvel que você pretende adquirir encontra-se nesta condição. Dê preferencia a imóveis desocupados.

Lembre-se que no caso de imóveis ocupados os procedimentos para a desocupação do bem ficam a seu cargo. Portanto, será você que ao adquirir o bem nesta condição terá que proceder com a ação judicial para a desocupação do mesmo. O que significa mais gastos e tempo perdido.

Contudo, caso queira adquirir o imóvel mesmo estando ocupado, procure ficar atento ao seu lance durante a aquisição do bem. Defina um limite de valor para a aquisição do imóvel. Não siga no impulso e não esqueça que terá que fazer gastos para a desocupação do imóvel.

3.Tome Conhecimento dos Termos do Edital  

No edital constam as informações do leilão. Leia-o com atenção e antecedência. Busque apurar as condições de venda, o estado de conservação do imóvel, a forma de pagamento, o valor da comissão do leiloeiro, o preço mínimo para a aquisição do imóvel e as condições para desistência da arrematação.

4.Dividas do Imóvel

Um imóvel que se encontra em leilão em geral apresenta um histórico de dívidas. Portanto, faça um levantamento das dívidas do imóvel. Esse movimento previne prejuízos financeiros advindo da aquisição de um imóvel cheio de dívidas. Assim, não se esqueça de verificar as dívidas de IPTU, Condomínio, taxas e INSS.

5.Arrematou Registre Logo

Você arrematou o bem imóvel em leilão proceda logo com o registro do bem no Cartório de Registro de Imóveis. Assim, você evita que o imóvel que agora é seu venha a ser arrematado em outro leilão. Portanto, registrando seu bem você comunica que houve a aquisição do imóvel e impede outro leilão.

Por fim, saiba que esse assunto não se esgota por aqui é que mais inúmeros cuidados podem ser realizados para a aquisição de imóveis em leilão. Logo, procure se informar e buscar ajuda especializada antes de participar de um leilão de imóveis.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Márcia Costa Advocacia: Especializada em Direito Imobiliário, Divórcio e Regularização de Imóveis, nossa empresa oferece soluções jurídicas completas com foco em atendimento personalizado, segurança e resultados eficazes.

Política de Privacidade | © 2024 Márcia Costa Advocacia. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Marcelo Emerick.
plugins premium WordPress